top of page
_edited_edited.jpg
IMG-0067.jpg
IMG-0066.jpg

"ATUAMOS EM CONJUNTO COM A SESAI , FUNAI , BATALHÃO DE INFANTRIA DE SELVA POR MEIO DOS MINISTÉRIOS DA SAÚDE , DEFESA E JUSTIÇA" 

 

A atuação da ONG Doutores da Amazônia é de vital importância para levar saúde de qualidade para populações ribeirinhas e indígenas da Amazônia, muitas vezes em áreas remotas e de difícil acesso. A organização oferece atendimento médico em diversas especialidades, como medicina, odontologia , assistência de enfermagem, psicologia, farmácia, fisioterapia, capacitação dos agentes de saúde,  além de ações de prevenção, cultura e educação em saúde.

Importância da atuação da ONG Doutores da Amazônia:**

Acesso à saúde de qualidade: A ONG garante atendimentos especializados para pessoas que, de outra forma, não teriam acesso a esses serviços.
Redução das desigualdades sociais: A iniciativa contribui para reduzir as disparidades no acesso à saúde entre as diferentes regiões do Brasil.
Promoção da saúde: A ONG realiza ações de prevenção e educação em saúde, conscientizando a população sobre a importância de cuidar da saúde e bem-estar.
Valorização da cultura local: A organização respeita e valoriza a cultura local, adaptando seus serviços às necessidades específicas das comunidades atendidas.
Sustentabilidade: A ONG busca soluções sustentáveis para garantir a continuidade de seus serviços, como a captação de recursos e a formação de profissionais locais.


Benefícios da atuação da ONG Doutores da Amazônia:

Melhoria da qualidade de vida: A população atendida pela ONG experimenta uma melhora significativa na qualidade de vida, com acesso a tratamento médico adequado e acompanhamento especializado.
Redução da mortalidade infantil: As ações de saúde preventiva contribuem para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das crianças.
Promoção da autonomia: A educação em saúde empoderá as comunidades para tomar decisões conscientes sobre sua saúde e bem-estar.
Fortalecimento da comunidade: A atuação da ONG contribui para fortalecer o tecido social das comunidades, promovendo a coesão e a colaboração.

 

Exemplos de ações da ONG Doutores da Amazônia:

Expedições médicas: A ONG realiza expedições médicas para áreas remotas da Amazônia, levando atendimento médico especializado para comunidades ribeirinhas e indígenas.
Clínicas itinerantes: A organização opera clínicas itinerantes que oferecem consultas médicas, exames e tratamento odontológico para comunidades em áreas de difícil acesso.
Ações de prevenção: A ONG realiza palestras, workshops e outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças.
Formação de profissionais locais: A organização investe na formação de profissionais locais de saúde, promovendo a autonomia das comunidades.

 

Oferecer atendimentos médicos , odontológicos especializados, assistência farmacêutica, e de enfermagem adentro das aldeias. Por esse motivo escolhemos a Amazônia, focando nos povos indígenas. Sabemos que existem hoje no Brasil pouco mais de 800 mil indígenas. É mais fácil aplicar um protocolo com atendimentos especializados primeiramente em 800 mil indivíduos do que em 210 milhões de brasileiros. Levamos os  atendimentos  para regiões de difícil acesso, mostrando ao poder que podemos dar oportunidade e esperança para seres humanos que na maioria das vezes vivem em situação de vulnerabilidade. Aliamos os tratamentos com novas técnicas por meio da mais alta tecnologia .

 

Na área médica levamos Oftalmologia, Clínicos gerais, Radiologistas, Pediatras, Intensivistas, Medicina da família, Ginecologistas e Obstetrícia, Infectologistas, Dermatologistas, exames de ultrassom, eletrocardiograma, confecção e distribuição de óculos de grau, testes rápidos, Assistência Farmacêutica e de Enfermagem, Biomedicina.

Na área odontológica levamos tratamentos de canal, confecção de elementos dentários com o sistema cerec cad cam, um fluxo 100% digital . Próteses, Exames de RX digital, extrações simples e complexas, restaurações simples e complexas, implantes dentários, próteses sobre implantes, atendimento infantil, enxertos ósseos, distribuição de kits de escovação, palestra de prevenção e confecção de elementos dentários, com pino de fibra de vidros

 

Conclusão: A atuação da ONG Doutores da Amazônia é de crucial importância para garantir o acesso à saúde de qualidade para populações ribeirinhas e indígenas da Amazônia. A organização contribui para reduzir as desigualdades sociais, promover a saúde e o bem-estar, a preservação da floresta e fortalecer as comunidades locais.

XXXVIII MISSÕES
2015 VINTE E DIAS EM CAMPO
 
2016 40 DIAS EM CAMPO
 
2017 58 DIAS EM CAMPO
2018 CINQUENTA E CINCO DIAS EM CAMPO
 
2019 CINQUENTA E SETE  DIAS EM CAMPO
 
2020 QUARENTA DIAS EM CAMPO
 
2021 CINQUENTA DIAS EM CAMPO 


 
2022 SETENTA DIAS EM CAMPO 


 
2023 85 DIAS EM CAMPO 


 
Os povos indígenas beneficiados até o momento, compreendem as etnias  Kuikuro, Nafukuá, Kalapalo, Mehinako, Aweo, Yawalapit, Kamayura, Trumai, Naruvotu, Waura ,Maopu, Pirahã,  Suruawá, Paiter Surui, Uru - eu - wau - wau, Oro nao, Oro eo, Oro mon, Oro at, Oro waram, Oro waramxijein, Aikanã, Jabuti, Aruá, Canoê, Tupari, Cujubim, Macurap, Wajuru, Arikapú, Aruak, Cabixi, Massaká, Rikbaktsa, Cinta Larga, Kwaza, Tawandê, Sabanê, Mamaindê, Manduca, Aikanã, Zoró, Gavião, Arara, Amandawa, Tenhari, Parintintim, Diarroi, Apurinã, Mura, Karitiana.


Comunidades Ribeirinhas - Baixo e Médio Rio Madeira e Vale do Guaporé; Distrito de Calama, Nova Esperança, Papagaios, Distrito de Nazaré, Boa Vitória, Santa Catarina  , Tira Fogo, Distrito de São Carlos:,  Bom Serazinho,  Brasileira,   Cuniã , Curicacas, Bom Jardim, Cujubim Grande, Cujubinzinho, Itacoã, Mutuns , São Miguel,  Belmont, Boa Fé, Maravilha e Niterói, Comunidade de Surpresa;
BASES DOS ATENDIMENTOS D.R.A
Distrito de Nazaré -RO -  Reserva extrativista Lago do Cuniã - RO -   Aldeia Paiter Suruí - RO -  Aldeia Uru-eu-wau-wau - RO Aldeia Amondawa - RO Aldeia Ykolen RO - Aldeia Kuikuro - MT -  Aldeia Meninako - MT -  Aldeia Kamayurá - MT -  Aldeia Pirahan - AM -   Aldeia Tenharim - AM - Posto Leonardo Vilas Boas - MT -   Base da frente de Proteção da FUNAI - Lábrea - AM
Não fazemos ações pontuais, criamos bases de atendimentos em aldeias da Amazônia, por no mínimo três anos. Desconstruímos hábitos antigos e criamos novos hábitos, focando na prevenção,  construindo um relacionando com profissionais que atuam em campo, acompanhando mesmo de longe todos os tratamentos realizados. Três ações por ano são realizadas totalizando entre 45 e 60 dias com mais de 200 voluntários envolvidos, realizando milhares de atendimentos. São ações  que os valores ultrapassam um milhão e meio de reais em atendimentos, não incluindo gastos com logística, alimentação, produtos, equipamentos e profissionais.
IMG_0654.jpg
2014 - Distrito de Nazaré - RO
2014 - Resex do Cuniã - RO
2015 - Distrito de Nazaré - RO
2015 - Resex do Cuniã - RO
2016 - Distrito de Nazaré - RO
2016 - Resex do Cuniã - RO
2017 - Paiter Suruí - RO
2017 - Uru-eu-wau-wau - RO
2017 - Distrito de Nazaré - RO
2017 - Resex do Cuniã - RO
2018 - Barco Hospital - RO
2018 - Paiter Suruí - RO
2018 - Amondawa - RO
2018 - Distrito de Nazaré - RO
2018 - Resex do Cuniã - RO
2018 - Suruawá - AM;
2019 - Aldeia Kuikuro - MT
2019 - Barco Hospital - RO
2019 - Aldeia de Lapetanha - RO
2019 - Igaraé de Lourdes - RO
2019 - Aldeia Kamayurá - MT
2020 - Pirahã - AM;
2020 - Aldeia Meninako - MT
2020 - Rio Mamoré e Guaporé - RO
2021 - Posto Leonardo - Alto Xingu - MT
2021 - Aldeia dos Marmelos BR 230 - AM
2022 - Aldeia Rio Silveira - SP
2022 - Alta Floresta - RO
2022 - Alto Xingu - MT
2022 - Paiter Suruí - RO
2023 - Aldeia Karitiana - RO
2023 - Lago do Cuniã - RO
2023 - Wajãpi - AM
2023 - Querencia MT
PHOTO-2023-07-01-16-05-05.jpg
bottom of page